domingo, 2 de outubro de 2011

Paraguaçu ou Paraguassu?


Rio visto de Igatu


Antes de começar a escrever os posts futuros, quero registrar aqui a minha alegria ao encontrar na Chapada Diamantina um dos rios que alimenta a minha Baía de Todos os Santos.


Foi na estrada para Igatu, onde não faltaram placas de sinalização ou casas comerciais que faziam referência ao maior rio baiano, que me dei conta de que é ali que nasce o gigante.

Este rio, que na infância, lá no Morro do Ouro, próximo ao município de Barra da Estiva, brinca de transformar carbono em diamante, acolhe o rio Santo Antônio e cresce ao chegar em Andaraí, levando fertilidade e alimentando os povos ribeirinhos dos municípios do oeste e leste do Estado com seus tucunarés, suas traíras, piaus, camarões, robalos, tainhas. É ele quem abastece as cidades do Recôncavo, Feira de Santana e a Grande Salvador com suas doces águas até desembocar na Baía de Todos os Santos, entre Maragojipe e Saubara.

Não foi ao acaso que ele foi batizado com um nome de origem indígena, que significa "água grande, mar grande, grande rio". O Paraguaçu, onde farei minha próxima mochilagem fotográfica, ou melhor, navegagem fotográfica, é lindo desde pequeno.
Maragojipe, onde o rio desemboca

7 comentários:

Bel disse...

Ih, vai navegando agora, é??? Também querooooooooo!!!

Favuca disse...

Só falta o barco e marcar a data. Bora mesmo? Tô afinzona. Tem locai q ele está super poluído, outros tão limpo... vale à pena.

Favuca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bel disse...

Hahahaha engraçadinha... "só falta o barco"!!! Arranje o barco e vamos!!!

Bel disse...

Acho que gera até um artigo científico ou um livro fotográfico editável pela UEFS ou pela UESC!!!

Favuca disse...

Fechou! Bora fazer.

Miliane disse...

Bora!