sábado, 3 de setembro de 2011

Pantanal de Marimbus



Levanta a mão quem já ouviu falar que existe um pantanal na Chapada Diamantina!?


Pois é, até chegarmos em Andaraí nunca tínhamos ouvido falar que por aquelas bandas existia tal lugar.

Nossos 2 últimos dias na Chapada ficamos hospedadas na Pousada Sincorá do seu Hélder que nas manhãs nos recebia com um café da manhã maravilhoso, colecionador da National Geografic há décadas e muito solícito, fazer este passeio foi dica dele.

O passeio custa R$ 15,00 e é oferecido pela pousada. O Pantanal de Marimbus é formado por diversas lagoas e deságua no Rio Paraguassu (escrito diversas vezes ora com 2 'ss' ora com 'ç').
Fomos em 2 caiaques, em 1 Mirian, Bel e o remador Bombado, no outro eu e o Fábio (espero não cometer a falha de ter errado o nome dele). Os 2 são divertidíssimos e sempre nos levava para ver de perto algo interessante que avistavam. Inclusive uma ave rara, né meninas?



São 2h navegando por águas escuras, ora por bancos de areia, ora por profundidades acima de 8m, entre uma vegetação densa com baronesas, vitórias régias, jaçanãs, cobras, patos, garças, galinhas d'água, peixes como o tucunaré, tambaqui e piau, abelhas (momento tenso), enfim 2h cercadas pela fauna, flora e o silêncio.



Pescador protegendo a mãe e os filhotes de uma cobra



Nas conversas que tive com o Fábio (perdoe-me se esqueci o nome), ele me disse que tudo lá é protegido pelos órgãos ambientais, que existe um controle para que nada seja tirado ou destruído. Isso me deixou numa alegria tão grande.

Infelizmente não tivemos tempo de ir conhecer a Cachoeira do Roncador, mas mesmo assim valeu muito navegar em meio às baronesas, jaçanãs e tantos outros pássaros e vegetação daquele lugar.

Uma grande surpresa!


em tempo: minhas fotos não ficaram tão legais. Meninas fiquem à vontade pra inserir mais no post. =)

4 comentários:

Tanzinha disse...

Opa! Adorei saber disso!!
Quando for a Chapada, vou querer ir ai! Vai ser o mais próximo de um "pantanal" que irei chegar!

Bel disse...

Foi bom demais, mesmo! E eu li num site que não lembro mais qual, enquanto planejávamos a viagem, sobre um "pantanal" na chapada, mas descartei o site, porque achei que era "todo errado", falar de um pantanal na Chapada. E não é que o tal site tinha razão???

Vou ver outras fotos aqui!

Favuca disse...

Perder esse passeio foi realmente triste. Este é mais um bom motivo para que eu volte pra Chapada logo! Amei as fotos!

Mirian disse...

Eu tenho vontade de ir no Pantanal de verdade, deve ser massa rs
Adorei as fotos tb, queria um patinho amarelinho daquele =P