domingo, 4 de setembro de 2011

Orquídeas da Chapada

Foto: Anabel Mascarenhas


Se embrenhar no mato, subir e descer morros, se perder pelo caminho e descobrir toda a beleza da fauna e flora da Chapada Diamantina vale cada músculo dolorido no dia seguinte.

Tem gente que diz que viajar pela Chapada Diamantina é esquema pra ente jovem, mas até as pessoas mais idosas, sedentárias e medrosas  podem conhecer os encantos da Chapada sem fazer longas trilhas.

O orquidário, que fica aos pés do Morro do Pai Inácio, é um desses locais. O acesso é fácil (por uma estradinha de terra bem conservada) e no local tem um pequeno restaurante, sanitários, lojinha de artesanato e, claro, uma variedade imensa de orquídeas e de outras plantas da região.

Nós ficamos encantadas com a beleza daquelas flores. Haviam orquídeas minúsculas, orquídeas imensas, umas mais discretas, outras tão enfeitadas... E os cheiros? Nossa! Dava vontade de comê-las.
Foto:Anabel Mascarenhas

Foto: Flávia Maciel
Foto: Anabel Mascarenhas
Foto: Anabel Mascarenhas
Foto: Anabel Mascarenhas

Seu Raimundo, o guia que nos apresentou àquelas belezuras, demonstrou muita intimidade com as flores, sabia o nome de cada uma, seus cheiros, origem... Difícil se contentar em somente olhar e tirar fotos. Nós queríamos levar mudas para casa, mas eles não vendem porque muitas delas são de lá mesmo da Chapada e não são reproduzidas em laboratório, então eles não podem vendê-las e correrem o risco de colocá-las em processo extinção, como aconteceu com a Sempre Viva de Mucugê. Mas essa é uma outra história...

Deliciem-se com as fotos. O cheiro... Humm! Vale à pena ir lá sentir :)
Foto: Flávia Maciel
Foto: Flávia Maciel
Foto: Anabel Mascarenhas
Foto: Flávia Maciel

Um comentário:

Bel disse...

Eu comecei a comentar e virou um post... Recortei e colei nos rascunhos! ;)

E as fotos do orquidário são estonteantes! Já tem umas de Mirian na galeria.

Beijos, meninas, tô morrendo de saudade docêis tudo!!!